Consulta de nome sujo pela internet passa a ser gratuita

Consumidores podem consultar se estão registrados no Serviço Central de Proteção ao Crédito - SCPC sem sair de casa e sem o intermédio de empresa

A partir de agora, consumidores podem consultar se seu nome está sujo gratuitamente pela internet. Antes, para fazer a consulta, era preciso se dirigir pessoalmente a um dos postos do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). E algumas empresas, extraoficialmente realizavam a consulta, mas cobravam pelo serviço.

A consulta gratuita pela internet foi disponibilizada pela Boa Vista Serviços, administradora do SCPC. Ao fazer a busca, o consumidor pode identificar se possui dívidas, restrições ou pendências financeiras registradas no SCPC.

Para fazer a consulta, basta entrar no Portal Boa
Vista Consumidor Positivo e clicar em "Consulta de Débito". Quem não é cadastrado deve fazer então um cadastro e depois informar o e-mail e a senha. Em seguida, o site irá informar se consta algum registro no SCPC. Se houver, o consumidor pode verificar os detalhes sobre os débitos e identificar em qual empresa consta a pendência.

Com essa nova opção, o consumidor pode verificar por conta própria quais são as empresas com as quais ele deve entrar em contato para negociar diretamente com elas o pagamento das dívidas, sem precisar contar com o intermédio de terceiros.

No site da Boa Vista é possível obter também dicas sobre crédito e orientações sobre como resolver as dívidas na página Acertando suas Contas.


Leia também:

Como saber se o nome está negativado no SPC e SERASA. Perguntas Frequentes

O que fazer quando um cheque é devolvido?
Empréstimo consignado deixa de ser monopólio e poderá ser mais barato
Site permite conferir se cheque está bloqueado ou sustado; acesse
Empréstimo sem Consulta ao SPC e Serasa
Modelo de Carta ou Declaração para tirar o nome do CCF do Banco Central
Nome limpo em cinco anos: um direito do consumidor com desvantagem
Cadastro não beneficia consumidor que compra à vista
Tabela do Banco Central dos motivos de devolução de cheques
Dicas da Febraban para uso correto de cheques
Sobre o Cadastro dos Emitentes de Cheque sem Fundos – CCF

5 comentários:

Blogroll