MULUNGU DO MORRO: Governo Inaugura Praça da Ciência e assina de ordem de serviço para Sistema de Abastecimento de Água

Da SECOM BAHIA:

Moradores dos municípios de Mulungu do Morro e Souto Soares, no centro-norte do estado, são beneficiados com a implantação de um novo Sistema de Abastecimento de Água (SAA), que conta com investimento de R$ 1,2 milhão, com recursos financeiros do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep). A ordem de serviço para construção do SAA foi assinada pelo governador Rui Costa, na manhã deste sábado (28), durante visita a Mulungu do Morro, onde também inaugurou o sistema de abastecimento do povoado de Canudos e a Praça da Ciência. Ele ainda visitou duas escolas e se reuniu com a comunidade escolar.

Na cerimônia de assinatura da ordem de serviço, o governador, acompanhado de secretários estaduais e autoridades municipais, foi recepcionado pela banda de fanfarra da cidade e por um coral formado por idosos. Em seu discurso, Rui Costa fez questão de agradecer ao povo de Mulungu do Morro pela confiança no Governo do Estado. "É com muito orgulho que assinamos a ordem de serviço e inauguramos simbolicamente o sistema de Canudos, porque água é sinônimo de vida, e, quando tratada, ela significa saúde para as pessoas. Queremos garantir que, ao final dos próximos quatro anos, todo povoado do interior da Bahia tenha água de qualidade".


O sistema vai melhorar a qualidade de vida e levar água tratada para 1.860 moradores dos povoados de Baixa da Cainana, em Mulungu do Morro, além de Campo Alegre, Xavier, Morrinho de Baixo e Morrinho de Cima, que pertencem ao município de Souto Soares. Serão construídos mais de 10 quilômetros de rede de distribuição e 523 ligações domiciliares. As obras, que devem começar de imediato, estão sob responsabilidade da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), órgão ligado à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia (SIHS). O governador ainda entregou o SAA do povoado de Canudos, que já beneficia 1.446 moradores.

Rui Costa também falou sobre melhorias de saúde na região e sobre a construção do Hospital de Base de Seabra. "Esperamos que até o final deste ano inauguremos o hospital de Seabra, como uma alternativa ao de Irecê, e cumprir a nossa meta de campanha de inaugurar sete hospitais nos próximos quatro anos, para que a população do interior do estado não tenha que se deslocar centenas de quilômetros para ser atendida. Ainda discutiremos a possibilidade da construção de dez policlínicas, com a realização de exames que necessitem de alta tecnologia".

Praça da Ciência

Antes da assinatura da ordem de serviço, Rui Costa participou da inauguração de uma Praça da Ciência, projeto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). No espaço, foram distribuídos brinquedos educativos, como a bicicleta geradora, harpa, alavanca, gangorra, cadeira giratória, balanços de comprimentos diferentes, e basquete giratório. Todos eles foram construídos com utilização de materiais reciclados. Com o objetivo de divulgar a ciência, simplificar e tornar acessível os conhecimentos científicos, a ideia é que as prefeituras assinem convênio e cedam o espaço para que o Estado monte o local de lazer para jovens e crianças.


De acordo com o secretário da Secti, Manoel Mendonça Neto, esse projeto contribui para a educação no interior e aproxima as crianças de disciplinas do currículo escolar de maneira lúdica. "Muitos desses brinquedos explicam princípios físicos que são explicados em sala de aula e eles podem conferir na prática, brincando. Essa é a segunda praça inaugurada no estado e já estão previstas mais 38, numa primeira etapa do nosso projeto, mas o nosso objetivo é que esse número cresça", disse o secretário.

Visita a escolas

Ainda durante a passagem por Mulungu do Morro, o governador deu continuidade à série de visitas e reuniões com comunidades escolares em todo o estado. Assim como tem feito em todas as cidades que tem passado, ele conheceu as instalações da escola Municipal João Primo da Silva e conversou com gestores, professores, alunos e pais de alunos da Escola Estadual de Mulungu do Morro. Na unidade da rede estadual, estão matriculados 636 alunos, do 1º ao 3º ano, distribuídos nos turnos matutino, vespertino e noturno.


"Educação é feita dentro das escolas e eu quero ver de perto como estão as escolas estaduais e municipais, porque acredito que a educação e a família devem andar juntas para que os nossos jovens aprendam em casa valores como honestidade, respeito ao próximo, sinceridade, e as escolas possam complementar a instrução que foi recebida em casa", afirmou Rui Costa, que convidou gestores municipais, professores e empresários para o lançamento do programa 'Pacto pela Educação', em março deste ano.

Clique Aqui para ver todas as Foto de Mateus Pereira / GOVB na Inauguração da Praça da Ciência e assinatura de ordem de serviço para Sistema de Abastecimento de Água em Mulungu do Morro.

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us