Vírus mata 100.000 cabeças de gado na Índia e ameaça meios de subsistência


NOVA DÉLHI - Uma doença viral matou quase 100.000 vacas e búfalos na Índia e adoeceu mais de 2 milhões.

O surto desencadeou perdas de renda devastadoras para os pecuaristas, uma vez que a doença não apenas resulta em mortes, mas também pode levar à diminuição da produção de leite, animais emaciados e problemas de nascimento.

A doença, chamada doença de pele irregular, é transmitida por insetos que bebem sangue como mosquitos e carrapatos. Vacas e búfalos infectados ficam com febre e desenvolvem caroços na pele.

Os agricultores sofreram perdas severas de eventos climáticos extremos no ano passado: uma onda de calor recorde na Índia reduziu a produção de trigo em abril, chuvas insuficientes em estados do leste, como o estado de Jharkhand, murcharam as colheitas de inverno secas, como leguminosas, e uma chuva excepcionalmente intensa em setembro. danificou o arroz no norte.

E agora, o vírus se espalhou para pelo menos 15 estados, com o número de mortes de vacas e búfalos quase dobrando em três semanas, informou a agência de notícias Press Trust of India.

O contágio que se espalha entre o gado está tendo um impacto desproporcional nos pequenos agricultores, muitos dos quais se isolaram dos choques das mudanças climáticas criando gado para leite, disse Devinder Sharma, especialista em política agrícola na cidade de Chandigarh.

"É uma questão séria, séria e esta (doença) ... vem crescendo desde os últimos dois anos", disse ele, acrescentando que os números do governo provavelmente são uma subconta do número real de mortes pela doença.

Os primeiros casos no sul da Ásia foram detectados em 2019 e, desde então, se espalharam para a Índia, China e Nepal. Foi registrado pela primeira vez na Zâmbia em 1929 e se estendeu pela África e, mais recentemente, para partes da Europa.

Os laticínios estão entre as maiores commodities agrícolas da Índia, empregando 80 milhões de pessoas e contribuindo com 5% de sua economia, segundo dados federais. É o maior produtor de leite do mundo, representando mais de um quinto da produção global – mas as exportações são apenas uma fração disso.

Para tentar proteger a indústria, as autoridades estão vacinando vacas saudáveis ​​usando uma vacina projetada para uma doença semelhante, enquanto os esforços estão em andamento para desenvolver uma vacina mais eficaz.

CONTINUE LENDO: https://abcnews.go.com/Health/wireStory/virus-kills-100000-cattle-india-threatens-livelihoods-90743774

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us