Vereadores discutem melhorias estruturais para o município e homenageiam mulheres pelo seu dia

A Câmara de Vereadores de Guanambi realizou sessão ordinária na noite desta segunda-feira, 15, para debate de projetos para o município e região. O vereador Agostinho Lira parabenizou a prefeitura de Guanambi pela escola Profª. Adelice Magda Rodrigues, inaugurada na última sexta-feira, 11. Sobre as chuvas ocasionadas nos últimos dias, o vereador sugeriu que a Câmara e a Embasa unam forças para sensibilizar a população a manter o racionamento e uso consciente da água.

O vereador Vá Donato parabenizou as mulheres pela passagem do dia internacional, em 08 de março. A seguir, a vereadora Eponina Gomes agradeceu a prefeitura municipal por levar caixas d’água à região do baixio. Também agradeceu ao vereador Latinha por ter protocolado sua reivindicação para instalação de um corpo de bombeiros em Guanambi, lembrando que também já indicou a instalação de um colégio militar na cidade. A vereadora realizou na noite desta sessão uma indicação para a vinda de uma delegacia de proteção à mulher para o município e falou da relevância de se comemorar a passagem do dia internacional da mulher elencando que apesar dos avanços, ainda há muito o que fazer para romper a desigualdade de salários, violência doméstica e o preconceito.

Em sua fala, o presidente Hugo Costa também parabenizou as mulheres e congratulou a vereadora Eponina pela iniciativa ao indicar a delegacia de proteção à mulher frisando a importância da Casa Legislativa em se empenhar para o atendimento deste pleito. Também falou da importância da prefeitura, através da secretaria de infraestrutura, observar margens de rios e córregos antes de conceder o alvará para construção de imóveis, de maneira que, no futuro, os moradores da área não venham a enfrentar problemas com inundações e demais problemas estruturais. O vereador Hugo Costa também questionou a maneira como profissionais médicos da área ortopédica em Guanambi tem atuado. Citou casos de pacientes que não estão conseguindo ser atendidos em casos de cirurgias eletivas (que ocorre fora de situações emergenciais), caso que foge qualquer entendimento comum. O vereador deixou uma interrogação neste sentido e pontuou que deseja o alinhamento da Câmara para buscar uma solução para estes problemas.

O vereador Latinha também estendeu suas felicitações às mulheres e disse que irá se empenhar de forma particular para viabilizar junto à Deputada Alice Portugal a implantação da Delegacia da Mulher no município. O vereador também falou da tranquilidade que sentiu com as últimas chuvas e esclareceu que o projeto de construção da adutora do São Francisco continua firme e sem alterações. Latinha disse ainda que irá a Salvador na próxima semana para negociar a instalação de um SAC fixo em Guanambi.

O vereador Vítor Bonfim citou a reunião organizada pela Associação dos Produtores de Algodão, onde foram discutidos pontos importantes sobre o setor e para a região do Vale do Iuiu, como novas tecnologias para produção do algodão. Vítor também parabenizou a presidência da Câmara pela expansão da transmissão ao vivo da sessão via rádio, disponível pela Rádio Cultura e, agora, pela Rádio Alvorada. Para ele, o rádio contribui para levar informações sobre o trabalho dos vereadores aos cidadãos que não podem comparecer à sessão.

Agostinho Paes disse de sua satisfação ao ver a prefeitura municipal inaugurar uma escola com excelente padrão, como a Profª. Adelice Magda Rodrigues. O vereador Elder Guimarães sugeriu que a prefeitura e o CREA hajam de forma integrada para fiscalizar as construções em Guanambi, garantindo mais segurança aos futuros residentes. Também falou do início das inscrições nesta terça-feira, 15, para a capacitação a ser realizada pela Bahia Mineração, em parceria com o SENAI e a prefeitura de Guanambi. Segundo ele, após capacitados, os profissionais poderão ocupar diversos postos de trabalho em várias áreas. Sivaldo Martins expressou sua preocupação com bairros com construções irregulares no município, citando a última chuva como base de observação destes problemas.

O vereador Ruy tratou da iluminação pública em Guanambi. Segundo ele a taxa de iluminação sempre tem sido paga pelos moradores que têm enfrentado contratempos frequentes de falta de iluminação adequada nas ruas. Ruy também solicitou que fosse enviada uma comunicação à Secretaria de Agricultura da Bahia para tornar realidade a produção de algodão de muitos produtores rurais, sugerindo a realização de um grande seminário.

Edilmar Ladeia (Nenzinho) parabenizou o Deputado Luiz Augusto pela solicitação da instalação de área de transbordo em Guanambi, uma antiga reivindicação para a melhoria do fluxo do transito no município. Por fim o vereador Adão Oliveira disse estar feliz com as chuvas e frisou que a obra da adutora do São Francisco deve ser feita através do povo e para o povo, e que por assim estar sendo conduzida, acredita que dará certo.
Requerimento aprovado

Req. 04 – Ver Hugo Costa e José Carlos L. Costa – Requere inclusão do artigo “40 anos sem Anísio Teixeira”, de autoria do Prof. João Augusto de Lima Rocha
Indicações aprovadas

Ind. Nº 04 - Ver. José Elder Guimarães- Indica criação e implantação da “Casa da Gestante” na sede do Município de Guanambi.

Ind. Nº 05 – Ver. Rui Fernandes, Vitor Bonfim, Agostinho Paes, José Carlos L. Costa, Elder Guimarães – Indica pavimentação de logradouros públicos do bairro Paraíso na sede do Município de Guanambi.

Ind. Nº 14 – Ver. Hugo Costa – Indica denominação do Fórum Estadual de Guanambi.

Ind. Nº 15 – Ver. Hugo Costa, José Carlos L. Costa – Indica criação do Arquivo Público do Município de Guanambi.

Ind. Nº 23 – Ver. Adão Oliveira - Indica iluminação pública no Núcleo de Ceraíma.

Ind. Nº 24 – Ver. Adão Oliveira – Indica limpeza de dreno no Núcleo de Ceraíma.

Ind. Nº 25 – Ver. Adão Oliveira – Indica patrolamento na estrada de Mucambinho.

Ind. Nº 26 – Ver. Adão Oliveira – Indica construção de banheiros públicos na praça do Núcleo de Ceraíma.

Ind. Nº 27 – Ver. Adão Oliveira – Indica construção de banheiros públicos na praça do bairro Brasília.

Ind. Nº 28 – Ver. Adão Oliveira – Indica encascalhamento da estrada de Laje do Sapato.

Ind. Nº 29 – Ver. Adão Oliveira – Indica construção de caixa d’água na localidade da Fazenda Mata Verde.

Ind. Nº 30 – Ver. Adão Oliveira – Indica patrolamento da estrada do Poço Magro.

Ind. Nº 31 – Ver. Adão Oliveira – Indica patrolamento da estrada de Lagoa Nova ao Pará.

Ind. Nº 32 – Ver. Adão Oliveira – Indica patrolamento da estrada do Pará Novo ao Pará Velho.

Ind. Nº 33 – Ver. Adão Oliveira – Indica abertura de poço artesiano nas imediações da barragem do Poço Magro e Fazenda Chico Fernandes.

Ind. Nº 42 – Ver. Adão Oliveira – Indica construção de caixas d’água na localidade da Associação dos Produtores Rurais e Caiçara.

Ind. Nº 43 – Ver. Adão Oliveira – Indica Calçamento da Serra do Pará.

Ind. Nº 44 – Ver. Adão Oliveira – Indica construção de banheiros públicos na Fazenda Morro da Inácia 1, Morro da Inácia 2 e Muquém.

Ind. Nº 45 – Ver. Adão Oliveira – Indica construção de banheiros públicos na Praça do bairro Santo Antônio.

Ind. Nº 46 – Ver. Adão Oliveira – Indica encascalhamento da estrada do Baú.

Ind. Nº 47 – Ver. Adão Oliveira – Indica limpeza de entulho no bairro Alto Caiçara.

Ind. Nº 48 – Ver. Adão Oliveira – Indica encascalhamento e patrolamento da estrada do Pêga.

Ind. Nº 50 – Ver. Sivaldo Martins – Indica ao Chefe do Poder Executivo envio de projeto de Lei de reajuste salarial aos Servidores públicos.

Ascom Câmara Gbi

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us