Quadrilha de estelionatários é presa em Presidente Dutra

Em uma operação realizada na quarta-feira, 20, em Presidente Dutra, as polícias Civil e Militar desbarataram uma quadrilha de estelionatários. Com eles, foram encontrados, cartões de crédito e contas bancárias, cheques, cédulas de identidade e cartões de CPF. Há algum tempo a polícia vinha investigando os componentes da organização criminosa, quando obtiveram as provas concretas, segundo disse o delegado que chefiou a operação, Jorge Figueiredo Júnior, foi solicitado à Justiça, mandado de busca e preensão, o que foi concedido. Chegando ao local, foram encontrados e presos em flagrante: Jair Machado Alecrim, José Sinésio, Fábio Júnior, José Alves dos Santos e Vagno Rocha de Oliveira, Lindonjonson Sousa Santos e Nerivan Sobrinho.

As investigações apresentam indícios que Jair Machado, 38, natural de Presidente Dutra, conhecido como Jair de Litercílio, é o líder da quadrilha. Na sua casa foi encontrada uma cédula de identidade falsa, com o número do registro, naturalidade e data de nascimento adulterada. Segundo a polícia, o mesmo, está respondendo um processo em Morro do Chapéu por falsificação de documento público e no estado de São Paulo é investigado pelo mesmo crime.

José Sinésio, 50, natural de Presidente Dutra, vulgo Zé de Sinésio foi encontrado com uma moto CB 300 preta(2009/2010), roubada em São Paulo. O acusado portava três cédulas de identidade, com nomes diferentes e a mesma foto, sendo autuado em flagrante por receptação, falsificação de documento público e uso de documento falso.
O pernambucano de Serra Talhada, José Alves, conhecido como Zé de Noca, também foi encontrado com uma moto roubada em São Paulo. O veículo é uma Honda CB 300 vermelha, modelo 2009. De acordo com a polícia, as investigações apontam que os outros quatro elementos eram usados como “laranjas” pela quadrilha.

O delegado Jorge Figueiredo alerta que alguns dos documentos encontrados eram de pessoas que em acordo com os integrantes da quadrilha, sediam os próprios documentos, para efetuar golpes no comércio. “Pelo menos dois dos donos dos documentos encontrados sabiam da fraude. Possivelmente eles utilizavam de uma tática que está ficando comum no município. Algumas pessoas vão aos comércios, fazem diversas compras e depois prestam queixa na delegacia dizendo que os documentos foram perdidos ou roubados. Algum tempo depois, quando eles recebem em casa uma notificação do SPC e Serasa, dão num segundo golpe, afirmam que a compra não foi efetuada por eles, porque o documento tinha sido extraviado e processam a loja por danos morais”, afirma o delegado.

Uma parceria entre a policia civil e a CDL de Irecê será implementada em fevereiro para conter essas fraudes. “Vamos usar um sistema onde todos os documentos tidos como perdidos ou roubados serão notificado a CDL. Assim, o comerciante quando for ceder um crediário terá mais segurança”, anuncia Jorge Figueiredo. Fonte: Jornal Cultura e Realidade de Irece Ba. Versão Online.

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us