Show de Inácio Loiola na próxima sexta em Irecê

O projeto Nosso Canto apresenta nessa sexta-feira, no espaço "o rancho" em Irecê, às 21:30h, o cantor, instrumentista e compositor Inácio Loiola. O trabalho do artista é um mosaico de vários estilos musicais brasileiros, flertando com a bossa, música regional, pop e MPB.

Nascido em Santo Inácio, distrito de Gentio do Ouro, sua musicalidade brota da relação com a natureza e de seu amor pela vida, pela família, pela gente simples, interiorana, sertaneja, ribeirinha, com a qual se identifica profundamente e cujas histórias são também inesgotáveis fontes de inspiração. O encanto pela simplicidade das mulheres barranqueiras, transborda em suas composições musicais: “Moça barranqueira teu cabelo cheira água de colônia Flor de laranjeira”.

Através da música, seu grande instrumento, Loiola, junto com outros parceiros que foi encontrando ao longo do caminho, tentou levar uma mensagem de esperança e transformação social a sua gente. Nos projetos sociais sempre contou com a parceria de Cida, sua grande companheira, mulher forte, mineira, barranqueira, com a qual teve dois belos filhos: Thiê e Ariã.

Trajetória

Filho de D. Helenita, amante das letras e poeta, e do Sr. Faburino, homem sábio e autodidata, Inácio nasceu, no sertão baiano, em 1959. Sua criatividade e talento musical parece ter herdado da sua mãe que sempre gostou de cantar e escrever peças teatrais.

Do seu pai, aprendeu a ser autodidata. Aprendeu a arte musical exercitando-se com dedicação, tocando com diversos parceiros, compartilhando o saber e o prazer de tocar e cantar com paixão.

Inácio começou a manusear os instrumentos musicais por volta dos nove anos de idade, devido à convivência com um amigo que fazia parte de uma família de músicos, o Pedro Sampaio. A Banda Preces dos irmãos Sampaio, famosa na região naquela época, foi uma grande referência inicial. No entanto, sua musicalidade desenvolveu-se e amadureceu a partir do encontro com um grande músico mineiro, o Magela, a quem Loiola atribui o mérito de ter-lhe proporcionado a formação musical que possui.

Sua carreira começou a se delinear em Pirapora em 1973, onde criou, junto com outros músicos, o Roda-viva. Deste grupo também faziam parte: Magela, Ivinho Lopes Paulinho Siqueira, 0zeias, Pepe Paraguassú e Chico Rei. Esses artistas permaneceram junto durante três anos, desenvolvendo o trabalho em Minas Gerais.

Em Brasília, onde passou a residir em l977, criou o grupo musical “VAPOR HUMANO”. Quando retornou ao sertão, em 1983, aconteceu o encontro que marcou boa parte da vida do Loiola cidadão e artista, a parceria com o poeta, que depois tornou-se compadre, Juniô. Este foi um período de grandes realizações, dentre outras a criação do Grupo Gameleira do Assuruá.

Moravam numa comunidade alternativa, vivendo de música e da colheita de verduras orgânicas plantadas nos brejos da região. Participavam das feiras livres das cidades vizinhas, tocando seus instrumentos, cantando e levando diretamente ao povo uma boa música, enquanto vendiam os produtos da horta. Procuravam oferecer um bom alimento para o corpo e para a alma da gente que circulava por ali.

A grande realização do grupo na área musical foi a criação da Banda Natureza que começou com o quarteto: Inácio Loiola, Juniô, Jacó e Paulinho. Esse grupo levava ao público, através de breves cenas, personagens muito interessantes como o “Velho Chico” e o “Zé Perguntador”. E, de forma bem humorada, lúdica, com muita arte e grande estilo, buscavam promover a reflexão sobre questões sociais de interesse regional, entre outros, a preservação do meio ambiente, mais especificamente, a preservação do rio São Francisco.

Neste Período Inácio conquistou o primeiro lugar no 1º Festival de Música e Poesia (FEMUP) com a música Arrabio.

Com esse grupo, participou da criação da Iª Semana de Arte e Cultura de Xique-xique e ajudou a organizar a IVª Semana de Arte e Cultura de Irecê, da qual também participaram apresentando suas músicas.

A Banda Natureza, posteriormente, virou um quinteto - Inácio, Junior, Jacó, Rubinho do Rio e Márcio Levi - e ganhou a estrada e o caminho do rio. Realizaram muitos shows na Bahia e em outros estados.

Em 2003 Gravou o primeiro CD “Tempo de Amar e de Viver” que foi produzido junto com sua filha Ariã, Em 2007, Loiola lançou o CD “Inácio Loiola: Barranqueiro”, disco que condensa um trabalho de vários anos, comporta diversos gêneros musicais e que tem sido levado ao público em vários shows na Bahia e em outros estados. Entre as cidades por onde apresentou seu novo trabalho, está Uibai, cidade onde Inácio viveu um período da sua vida de estudante, onde tem parentes e amigos, e que inspirou e deu nome a uma das faixas do disco.

Barra, Juazeiro e São Gabriel foram outras cidades onde lançou o seu novo CD. Esta última, São Gabriel, sedia todos os anos um

Como a zabelê que canta e encanta, Loiola tem espalhado o seu canto e conquistado novos espaços. Uma das músicas do seu último CD foi classificada entre as doze melhores, dentre 254 participantes de várias regiões do Brasil, para o Vº Festival Nacional da Canção Popular, Evento realizado durante a XXIV Feira Internacional de Música em São Paulo.

Inácio Loiola e a Banda Maxixe no Vº Festival Nacional da Canção Popular - São Paulo 2007 Além da importante apresentação que fez no festival, em São Paulo, com a música Rubinho do Rio, o rabequeiro Eder Fersant e o flautista Juniô. Depois, seguiu para mundo que está navegando ... “quem ouviu o assobio do vapor, quem vai partir que arrume as trouxas, por favor! ” (Assobio do Vapor, Inácio Loiola e Marcelo Lopes).

Fonte: DA REDAÇÃO DO JORNAL CULTURA E REALIDADE DE IRECE BAHIA/ RELEASE

Postar um comentário

2 Comentários

  1. AQUI É O ZÉ VIEIRA AUTOR DA MUSICA CASCAVEL DO CAMPO
    E AI PRIMÃO VOCÉ É SHOU!!É O ZÉ DE ASSUERO.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o show de Inácio Loiola, quando será que vai ter outro show nesta região de irece...?

    ResponderExcluir

Connect With us