Chuva e ventania causam estragos em Jacobina



A manhã deste domingo (14) em Jacobina Bahia, foi de muito trabalho para as equipes da Defesa Civil do município.
Com as chuvas que caíram na noite deste sábado (13), a cidade amanheceu com inúmeros problemas na sua infra-estrutura urbana.

Sem manutenção por parte da administração passada, o calçamento, por exemplo, foi uma parte da malha viária da sede do município que mais sofreu.

Bairros como Vila Feliz e Feliz Thomaz foram os mais atingidos. Nestes locais as ruas ficaram enlameadas e as águas que desceram das serras com muita força, carregaram boa parte do calçamento.

Logradouros como a Travessa Banco do Brasil, no centro da cidade, e Rua Gustavo Souza, ainda estão interditadas, apesar dos esforços da prefeitura, que colocou equipes desde a madrugada nas ruas.

Foram registradas várias quedas de árvores, nos bairros de Nazaré, Peru, Rodoviária e proximidades da Uneb.

No centro, imediações da Banca do Flávio, uma antiga Algaroba por pouco não veio abaixo, o mesmo acontecendo no Largo da Feira livre e Rua João Teixeira.

Em frente à Estação Rodoviária a Embasa escavou na sexta-feira, uma enorme cratera nas proximidades de uma Algaroba que foi literalmente arrancada pelos fortes ventos. Na vizinhança do Hotel Fiesta Park uma gigantesca Algaroba quase tombou por cima de vários veículos causando prejuízos e avarias.


Um Outdoor caiu. Quem também acabou ficando no prejuízo foram os comerciantes e vendedores de farinha e cereais, do interior da Ceasa, vizinho à Cesta do Povo que nada sofreu.

As fortes rajadas de vento que acompanharam a chuva deste sábado levantaram parte do telhado do local e dezenas de sacos de farinha, feijão, milho e outras mercadorias acabaram dentro da água. Nest domingo (14), pela manhã muita gente tentava salvar o que restou.

Engenheiros da prefeitura estiveram no local e constataram o motivo do prejuízo: Na última reforma feita no local, o correto seria a utilização de parafusos de 15 mm ou maior, para fixar as telhas nos ripões.

Ao invés disso, foram utilizados parafusos de 8 mm e as telhas foram fixadas nas ripas, muitas delas já apodrecidas.

A denúncia foi feita por comerciantes do local, revoltados com o trabalho “porco” da ex-gestão, quando promoveu uma suposta reforma no telhado.

Segundo dados da Estação Meteorológica de Jacobina, a chuva foi relativamente fraca. A precipitação durou cerca de 20 minutos e caíram apenas dois milímetros de água. Hoje nas ruas muitas pessoas questionavam por que tanto estrago.

A explicação mais razoável é que foi a força do vento e não a chuva propriamente dita, tal é que os rios que cortam a cidade não subiram de nível.

A prefeita de Jacobina, Valdice Castro (DEM) vai aguardar o término do Carnaval para solicitar ajuda ao Governador para a recuperação dos estragos. (Ascom/PMJ)
Fonte: blitztotal.com.br

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us