Várzea Nova – Futura “Cidade Fantasma”

Enquanto a inércia reina na administração quanto ao assunto, é cada vez maior o número de pessoas que deixam Várzea Nova em busca de melhores condições de vida em outras cidades.

“Êxodo é o termo pelo qual se designa o abandono de certa localidade por seus habitantes, que, em busca de melhores condições de vida, se transferem de regiões consideradas de menos condições de sustentabilidade que outras. Este fenômeno se deu em grandes proporções no Brasil nos séculos XIX e XX e foi sempre acompanhado pela miséria de milhões de retirantes e sua morte aos milhares: de fome, de sede e de doenças ligadas à subnutrição.

Os conflitos recentes na África e noutras regiões do mundo são outra causa do êxodo, fazendo com que milhões de pessoas engrossem o exército de desempregados e marginais nas grandes cidades. Outra causa comum são os desastres naturais, como ciclones e secas, que deixam as populações sem meios de subsistência e as empurram muitas vezes de forma permanente para outras localidades.”

Mas esperem um pouco! Já estamos no século XXI e pelo que consta, Várzea Nova não tem conflitos (pelo menos até o presente momento, mas o último final de semana nos deixa em estado de alerta), não tem ciclones e nem outro tipo de desastre natural! Tudo bem, a região sofre com a seca durante maior parte do ano, mas isso faz parte da nossa realidade desde sempre, e mesmo assim, a cidade apresentava certo desenvolvimento tempos atrás.

Na última semana presenciamos um fato que há tempos acontece em nossa cidade, só que de forma gradativa e sem muita percepção dos olhos menos atentos. Muitos de nossos conterrâneos têm buscado trabalho e melhores condições de vida em outras cidades, deixando-nos preocupados e, mais que isso, angustiados. Apesar de vir acontecendo rotineiramente, dessa vez foi gritante e de deixar qualquer um inconformado.

Várzea Nova - Êxodo Várzea Nova - Êxodo

Onde estavam os nossos governantes que não viram um ônibus saindo lotado de varzeanovenses em direção a São Paulo?! Afinal, por ironia ou não, o ponto de partida foi praticamente em frente à prefeitura. O que esperar de administradores públicos e privados que há tempos veem nossa cidade se transformar em uma “Cidade Fantasma” e nada fazem para tentar mudar esta realidade?

Pode ser que nem todos saibam, mas em 2009 tínhamos em nossa cidade uma pequena fábrica de produtos derivados do couro que procurava auxílio do poder público para iniciar sua produção. Perguntem qual o apoio que município deu para que ela se firmasse no mercado, e consequentemente se tornasse geradora de renda para o município. Ou melhor, perguntem se ela ainda existe!

Muitas vezes ouvimos pessoas dizendo que vão partir em busca de conhecimento, universidade, cursos técnicos, entre outros de aperfeiçoamento profissional... Até aí tudo bem, afinal Várzea Nova não tem estrutura para suportar uma faculdade presencial e é lógica a necessidade de uma população qualificada. Muitas destas pessoas que saem levam em sua bagagem o ressentimento de não terem tido, antes de tudo, uma escolha. Será que existe esperança de um dia voltar e utilizar tudo o que aprendeu no e a favor do município? Sim, a esperança existe. Mas a oportunidade já é outra história.

Nossas administrações, no que se refere à busca de um desenvolvimento sustentável, são uma vergonha! É muito mais fácil a política do “toma lá, dá cá”, do que a construção de políticas públicas para o desenvolvimento intelectual e financeiro destas pessoas. É mais fácil para nossos governantes, e ao mesmo tempo, mais cômodo e seguro.

Tempo atrás, publicamos aqui uma matéria referente ao Fórum de Discussão da Cadeia do Sisal, o grande sustentador da economia do município. O que nosso prefeito (que também é um dos empresários do ramo de sisal na região) fez para ajudar os produtores com relação a isso? O que os produtores e outros empresários tem feito para manter esta cultura auto-sustentável?

“Várzea Nova é uma das piores cidades da micro-região de jacobina.”

“O quê que eu vou ficar fazendo aqui? Essa cidade não oferece nada pra ninguém não!”

“Assim que terminar meus estudos eu vou embora.” (isso se não for antes)
São inadmissíveis tais comentários. E mais inadmissível ainda é olhar para o futuro e não ver perspectiva nenhuma de melhoras. “Esperança já não há... Os meus sonhos estão todos na UTI!”. A esperança de “MUDANÇA” anunciada nos tempos de campanha não se cumpriu. Se mudamos, não mudamos muito (para melhor ou pior). Tolos fomos nós que acreditamos em boas intenções.

Em um futuro próximo, “Várzea Nova pode se tornar a cidade do ‘A’: dos Araújos, dos Avelinos e dos aposentados”. E nós que ainda permanecemos ou não na cidade, nós que ainda acreditamos numa mudança verdadeira, nós que esperamos que nossa cidade se torne de fato auto-sustentável, estamos torcendo. Mas só torcer não muda muita coisa. É preciso fazer, é preciso cobrar, é preciso abrir os olhos e de uma vez por todas, entender que quem manda definitivamente somos NÓS.

Referências

Anitelli, Fernando – Vigília / Não Há de Ser Nada. In: O Teatro Mágico: Entrada Para Raros – Ao Vivo. São Paulo: Independente, 2008. 1 DVD (1:32 min.): Video. Faixa 08

ÊXODO RURAL. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2010. Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2010.

Fonte: www.informevarzeanova.com.br

Postar um comentário

4 Comentários

  1. ou futuro de vazia nova depende de cada um de nos parazinho do rio de janeiro.

    ResponderExcluir
  2. é verade é muito triste saber que essa cidade ja foi tão boa se torna um povoado é como se não tivese prefeito tbm so coloca pessoas sem capacidade no comando p povo tem que quebrar e a cara mesmo pq não sabe escolher tira uma e coloca outro pior e os abitantes deichando a cidade para não passar fome que cidade e ess arapaz que não crece não desenvolver até eu ja faz muito tempo que deichei essa cidade por falta de emprego

    ResponderExcluir
  3. Não sei se alguém irá ler o que eu vou escrever aqui, e se ler não sei se fará algum efeito visto que diante desta matéria tão triste para os varzeanovenses somente duas pessoas e "anônimas" tomaram conhecimento desta. além de mim claro. Pois bem acompanho a política desde o tempo de Iris Gomes onde não posso dizer que ela não fez alguma coisa por nossa cidade fez sim e temos que reconhecer isto, estou falando de passado, vi o Sr. Dion se eleger reeleger "vi" o Sr. Luiz Bispo tomar o comando desta cidade (que desastre) que eu a amava digo "amava" por que hoje tenho uma empatia muito grande por esta cidade que é minha também (moro em São Paulo a 22 anos e vez em quando viajo de férias e sinceramente prefiro ficar no povoado do ICÓ, sim "ICÓ" com letra maiúscula falarei a respeito mais adiante) voltando, empatia devido aos moradores que restam do núcleo dos "poderosos" que sem muita estranheza dominam os menores e menos favorecidos de forma humilhante e vil, mas será que eles se elegem só com os votos dos "poderosos" será que se não fosse a classe baixa que é maioria sem sombra de duvida e a classe média baixa eles conseguiriam se eleger duvido muito, mas acontece o pior, o povo é facilmente enganado a troco de miséria tais como um saco de cimento como testemunhei várias vezes, um dinheirinho para fazer umas comprinhas, um trocadinho para tomar uma cachacinha, um litro de pitu, velho barreiro potinho sei lá o q mais.
    Mas necessário para subsistência segundo alguns, mas será que não passariamos sem estas migalhas que eles (poderosos) os oferecem EM TROCA DE VOTOS será que se nos colocasse no pooder uma pessoa do povo claro que com uma certa instrução para não cair nas garras da corrupção que os cercam a todo instante????
    será que ninguém pensa nisso nem por um instante? sei q muitos são muito facilmente ludibriados pela força do dinheiro mas gente temos que tentar alguma coisa e não cruzar os braços e deixar rolar e só reclamar, xingar, lamentar e depois de ver que não surtiu efeito sua súplica sua decepção e ai pegar sua malinha e decidir ir embora simplesmente??? !!! GENTE ACORDEM PARÉM DE PUXAR O SACO DE QUEM TEM UMA COISINHA A MAIS PELO AMOR DE DEUS TENHAM ORGULHO DE SUA DIGNIDADE POIS ELA EXISTE EM SEUS INTERIORES, FAÇAM-NA VALER BOICOTEM ESTES RIQUINHOS DE MEIA TIGELA.
    Sabemos que eles só são "bonzinhos" antes da eleição depois que são eleitos vcs o verão uma vez a cada 2 ou 3 meses e só poderá ve-los mesmo tentem falar com eles peçam algo, o mesmo que ele deu antes de se eleger... façam isso e saberão do que eu estou falando conterãneos acordem vivam com a conciência tranquila de que vocês fizeram seus papéis com maestria e com dignidade.
    Falei do povoado de "ICÓ" sim sempre que estou de férias vou para varzea nova, "vazia nova em minúsculo mesmo) como disse nosso amigo acima, pois quando estou em vazia nova ando pela rua e observo a arrogãncia deste povo muita soberba muito orgulho e o pior quando saimos ainda dizem "esse cara foi para São Paulo e ficou metido" mas não é isso o orgulho está aí. Gostaria muito que o tempo voltasse tenho muita saudade das festas da animação que existia nesta cidade hoje não se ver mais isso uma pena, gente me desculpem me empolguei fica registrada aqui a minha opinião meu nome é Claudiano Rios.

    ResponderExcluir
  4. infelismente e a pura realidade
    hoje tambem estou lonje de minha familha e das pessoas q gosto
    por causa de emprego
    mim arrepio so em pensa q varzea nova nunca muda
    acho uma falta de respeito pelo povo varzenovense
    ninguem mim diga que e por falta de verba nao
    pq todo municipio recebe verba para investir
    interecante nao investe em saude em fim em nada

    ResponderExcluir

Connect With us