Alunos da Estiva assistem filmes infantis no Cine PEV.

.

A última quarta-feira (dia 18) foi, no mínimo, diferente para mais de quarenta alunos do Segmento 1 da Escola Municipal Padre Isidoro, sede do Círculo Escolar Integrado da Estiva. Num ônibus disponibilizado pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, eles foram à sede do Programa de Educação para a Vida (PEV) participar de atividades pedagógicas no ponto de cultura Cine PEV.
Além de acompanhar a exibição de curtas-metragens infantis, os alunos tiveram acesso a dinâmicas e brincadeiras relacionados às obras. “Só passar o filme não é interessante”, argumenta Edilando Ferraz Prado, membro do Cine PEV que coordenou a programação do dia. “É importante parar, pensar, digerir o filme e ver qual o olhar que eles tiveram sobre a obra”, explica. Por conta disso, logo após a exibição, as crianças foram estimuladas a produzir desenhos sobre o que mais lhes havia chamado a atenção nos filmes. Ao fim das atividades, os desenhos foram afixados nas paredes.

“É importante o deslocamento de lá até aqui. Eles veem como um passeio”, avalia a professora Enei Francisca dos Santos, que acompanhou os alunos até o PEV. Mas, como ela mesma disse, há ainda outras vantagens além da mera viagem à zona urbana do município. “Eles estão habituados a filmes muito conhecidos. Ver uma coisa diferente é muito saudável”, argumenta Enei.

A vice-diretora do Círculo Escolar Integrado da Estiva, Fátima Lima Farias, que também esteve com os alunos durante as atividades, também vê benefícios em atividades pedagógicas que transcendem as paredes do prédio escolar. “Nosso trabalho não pode ficar limitado à escola”, diz. “Eles têm pouco acesso a atividades aqui na cidade. Até para os professores, também é bom esse trabalho”.

OUTRAS ESCOLAS PODEM PARTICIPAR – Os curtas-metragens assistidos pelos alunos da Estiva constam de um DVD distribuído pelo Ministério da Cultura aos pontos de cultura cujas atividades se relacionam ao cinema. Todos mostram temáticas infantis, tratando de temas variados.

Confira a lista:

“Isabel e o cachorro flautista”, de Christian Saghaard; “O tamanho que não cai bem”, de Tadao Miagui; “Alma carioca – um choro de menino”, de William Côgo; “Disfarce explosivo”, de Mario Galindo; “O nordestino e o toque de sua lamparina”, de Italo Maia; “Mitos do mondo: como surgiu a noite?”, de Andrés Lieban; e “Historietas assombradas (para crianças malcriadas)”, de Victor-Hugo Borges.

Qualquer escola, municipal ou estadual, pode entrar em contato com o Cine PEV para que seus alunos participem de atividades como a do dia 18. Os filmes podem ser selecionados pelos coordenadores do ponto de cultura ou pelos próprios professores. O contato pode ser feito por meio do site www.pev.org.com.br ou através do telefone . Fonte: Secom - PMVC

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us