Projeto da Prefeitura estimula emagrecimento saudável em Inhobim.

Perda de peso, melhorias nos hábitos alimentares e na auto-estima são alguns dos resultados alcançados.
 “Vontade” foi a palavra que definiu o grupo de “Emagrecimento Saudável” montado pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família/NASF da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista que, durante dez meses, realizou trabalho de perda de peso com um grupo de 17 usuários, com idade entre 20 e 60 anos, da Unidade de Saúde da Família de Inhobim, que sofriam com o sobrepeso.

Durante o projeto, o grupo foi acompanhado pela psicóloga Luciana Pires, pela nutricionista Ana Paula Barreto e pelo educador físico João Jerônimo Flores, que realizaram trabalho de orientação, avaliação e prática de exercícios, em que os participantes foram estimulados a se conhecer, se alimentar da forma correta e a praticar exercícios como caminhadas.

.
A equipe do NASF escolheu o distrito de Inhobim para esse trabalho graças ao alto número de pessoas obesas atendidas pela Unidade de Saúde. Segundo Ana Paula, o resultado do projeto foi excelente, "pois a mudança de hábito alimentar, fez toda diferença". Já Luciana Pires disse que as discussões coletivas ajudaram na auto-estima das participantes. “Percebi mudanças de comportamento na relação familiar, com a comunidade e, principalmente, mudança pessoal”.

Na última segunda-feira, 17, o grupo se reuniu para sua última avaliação e encerramento do trabalho com a apresentação de dados sobre o projeto. A média de perda de peso por pessoa foi de 7,46 kg, sendo que duas pessoas chegaram a perder 16 kg em dez meses. Com relação à perda de circunferência da cintura registrou-se redução de até 23cm, números alcançados com força de vontade e mudanças de hábitos.

Isaulina Sampaio Santos (43), dona de casa, entrou no grupo com 77 kg e, atualmente, está pesando 67 kg. Ela não se sentia bem porque tinha dificuldades com a roupa e não conseguia dormir. “Hoje estou dormindo bem, estou ótima, aprendi a me alimentar direito e fazer exercícios”, afirma. Já Marilene de Jesus Santos Silva (39), trabalhadora rural, chegou ao grupo com 115 kg e hoje está com 97 kg. Marilene sentia dores nas pernas e tontura e agora afirma ter mais disposição. “Faço dieta, faço caminhada, com fé em Deus eu vou continuar perdendo peso”, diz.

A mesma equipe está trabalhando com um grupo de emagrecimento na comunidade de São Joaquim e já observa, em quatro meses, perda de peso considerável em alguns participantes. Segundo João Jerônimo, os exercícios feitos em grupo estimulam a continuidade da prática, diminuindo os casos de desistência. “O que a gente percebe é que o grupo só tem 15 pessoas, mas cada uma dessas levam consigo uma ou duas pessoas e acaba contagiando a comunidade para fazer a caminhada”, afirma.
Fonte: Secom - PMVC

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us