CANARANA: As Escolas e o IDEB 2011

2011 será marcado nas escolas brasileiras com a avaliação bienal que o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) órgão ligado diretamente ao MEC (Ministério da Educação) aplicará. Denominado de IDEB (Índice de desenvolvimento da Educação Básica) as provas serão aplicadas às turmas de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. Numa escala de 0 a 10, o município de Canarana (BA) em 2009 obteve a média 3,4 para turmas de 5º ano e média 3,0 para turmas de 9º ano (veja resultados em: http://sistemasideb.inep.gov.br/resultado/) sendo que a melhor nota avaliada para a turma de 5º ano ficou com a Escola de 1º e 2º Graus Miguel José Alves do povoado de Umburana do Quere (4,4), e a “lanterna” (2,0) com a Escola Isaias Lemos do Povoado de Mato Verde. Para as turmas de 9º ano, a “medalha de ouro” (3,3) saiu para a Escola Faustiniano Lopes Ribeiro (sede), enquanto a última posição (2,5) foi amargada pelo Centro Educacional Otávio Mangabeira (Lagoa Velha), Há a necessidade urgente de elevar ou de manter seus índices em relação aos aferidos anteriormente. É urgente a necessidade das tomadas de decisões para ampliar os resultados a que se ostenta. Será que alguém se preocupou com isso? O que foi ou será feito?

Por:
Vailton A. Oliveira
Graduação: Licenciatura em Biologia
Pós-graduando em Biologia e Química
Professor da Rede Pública Municipal

Postar um comentário

2 Comentários

  1. "AVALIAÇÃO DO ENSINO": Ou professores e alunos mostram os seus bons desempenhos, ou sintam-se humildemente fracos. (TEM EXCEÇÕES).

    ResponderExcluir
  2. ACESSE: recantodasletras.com.br - vá em AUTOR - digite, vange - clica em cima, escolha o texto pelo título e lêiam. Tenho 79 textos à disposição. Lêiam, comentem, critíquem, questionem, GOSTAR DE LER, É UMA GRANDE VIRTUDE. (Vange).

    ResponderExcluir

Connect With us