Caetano começa os trabalhos à frente da UPB

O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), realizou na última semana a primeira reunião com a nova diretoria da União dos Municípios da Bahia (UPB). Caetano, que foi eleito presidente da entidade no final de janeiro, afirmou que a primeira parte do trabalho será todo baseado em um levantamento produzido nos últimos dias.

A próxima reunião já está agendada para o dia 23 de fevereiro, oportunidade em que será traçado o planejamento estratégico para os dois anos de mandato que ele vai cumprir. “Toda a diretoria, conselho e dois representantes de cada associação regional e consórcio de prefeitos foram convocados para que possamos levantar as prioridades e traçar nossa estratégia e metas para os próximos dois anos”, afirmou.

Nesta terça-feira (8), a diretoria da entidade se reúne com o superintende da Caixa Econômica Federal, Ari Meneses, para discutir a ampliação da estrutura do banco no estado. “Vamos discutir também quais são os projetos de municípios que estão com a Caixa para que nós possamos ver quais são os gargalhos e conseguir que os recursos saiam o quanto antes”, defendeu.

Um dos principais projetos de Caetano à frente da UPB é a montagem de uma estrutura da entidade dentro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) para que sejam dados aos gestores o suporte técnico e jurídico. “Marcamos uma reunião com a presidência do TCM para que possamos acompanhar os julgamentos das contas dos prefeitos da Bahia, para que, nos casos em que haja problemas de natureza técnica, nós possamos corrigir”, afirmou.

O prefeito de Camaçari garante também a ampliação da equipe responsável pelo auxílio nos projetos executivos dos municípios. Atualmente, segundo Caetano, cerca de dez técnicos trabalham neste setor. O novo presidente não fala em números, mas afirma que quer colocar estruturas regionais com a mesma quantidade de profissionais para suprir as demandas das cidades. “Marcamos uma reunião com secretário James Correio para discutir os projetos executivos para os municípios mais carentes para que possamos levantar recursos” disse.

Outro problema que o novo presidente quer resolver é o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), de acordo com ele, as cidades baianas perderam população nos últimos anos e isso reduz o repasse. “Queremos agendar uma audiência com a presidente Dilma Rousseff para estudar alguma reparação. O percentual de pessoal nas prefeituras ultrapassa o limite permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal e precisamos solucionar este problema o quanto antes, pois os prefeitos podem se ver obrigados a demitir professores e médicos para adequar-se à esta lei”, concluiu.

Fonte: www.bocaonews.com.br - Foto: Edson Ruiz // Bocão News

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us