Capoeira promove a inclusão social dos jovens de Iraquara

O movimento de capoeira desenvolvido pelo Mestre capoeirista Luizinho e Dona Verônica Azevedo, no município de Iraquara, na Chapada Diamantina, tem aberto grandes possibilidades de inclusão dos menores e adolescentes carentes, muitos deles em situação de risco, numa ação direta da Associação Grupo de Capoeira Filhos da Terra, cujos estatutos já são devidamente registrados. Esta ação voluntária da coletividade, apesar de saída e de elevados propósitos sociais e educativos, não conta com apoios do setor público, sendo respaldado por algumas doações dos comerciantes locais. “O objetivo dos nossos esforços é o de tirar crianças da rua ensinando a arte da capoeira”, informa o mestre Luizinho, que lamenta ao mesmo tempo que “nem um espaço físico o grupo possui para as aulas, mas este é apenas um dos inúmeros obstáculos que temos enfrentado”, completou.
Resultados

Para Dona Verônica, que apoio o g,rupo de capoeira e a associação nos cuidados administrativos, “nesses anos todos o Mestre Luizinho vem realizando esse projeto sem apoio. O grupo de capoeira se reúne todas as 2ª, 4ª e 6ª feiras na Praça de Eventos aqui da cidade as 17:00, para realizar os ensaios”. Ela informa que são dezenas de crianças e adolescentes beneficiadas pelas aulas de capoeira, conquistando habilidades, desempenho lógico, destreza, disciplina e estímulos para suas atividades escolares.

Verônica confirma os lamentos do Mestre Luizinho, acrescentando que até para realização do batizado, evento tão importante e necessário para os alunos, no qual eles mostram um pouco do que aprenderam e trocam de corda, “não estamos conseguindo realizar pois os alunos do grupo são muito carentes e o batizado, por menor que seja tem um custo”, lamenta Dona Verônica.

Pedido de apoio

Os dirigentes da associação estão articulando um encontro com o prefeito Edimário Guilherme de Novais e os secretários de Educação e Esportes, com objetivo de apresentar os trabalhos desenvolvidos em favor da infância e adolescência da cidade, pedindo ao prefeito que inclua a capoeira como um dos esportes incentivados oficialmente pelo município. No encontro com o gestor, a comunidade capoeirista espera conquistar inicialmente, um local onde possa instalar a associação e realizar as atividades de capacitação e treinamento de capoeira. “A capoeira é considerada um patrimônio cultural da Bahia e Iraquara pode ser beneficiada pelos programas de incentivos do Ministério da Cultura”, cita o jornalista Salvador Roger, em troca de emails recentes com a associação.

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us