Saúde em Movimento "Rastreamento do Câncer de Mama" leva atendimento a Jacobina, Irecê e Seabra

s mulheres entre 50 a 69 anos dos municípios das microrregiões de Jacobina, Seabra e Irecê também participarão da estratégia Saúde em Movimento.

A Secretaria da Saúde do Estado promoverá a ação para o rastreamento de câncer de mama a partir da próxima segunda-feira, dia 30. A estratégia Saúde em Movimento "Rastreamento do Câncer de Mama" levará às três microrregiões do Estado unidades móveis, que realizarão mamografias para a detecção precoce da doença.

A meta do programa é oferecer mamografia a todas as mulheres na faixa etária de 50 e 69 anos, garantindo todos os exames diagnósticos para as pacientes que apresentarem suspeitas identificadas através do exame. A realização do tratamento também será garantida, nas Unidades de Alta Complexidade em Oncologia - UNACON, através de procedimentos cirúrgicos, quimioterapia e radioterapia. A população alvo chega a quase um milhão de mulheres em todo o estado.

O atendimento será realizado com o deslocamento de equipamentos e profissionais, levando o mais próximo da população esse serviço. A estratégia irá disponibilizar procedimentos de diagnósticos não invasivos e invasivos, visando a detecção precoce do câncer de mama e encaminhamento para os serviços de referência para tratamento.

Além dessas três microrregiões, a ação contemplará mulheres de todo o estado. A previsão é que no prazo de dois anos sejam realizadas, em todo o estado, 994.671 mamografias, 149.185 ultassonografias de mama, 149.185 consultas com especialista, 19.891 punção/biópsias/diagnóstica, 19.891 exames anatomopatológicos e 6.962 biópsias cirúrgicas de mama.

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us