Excesso de consultas dos lojistas ao SPC prejudica crédito do consumidor

Muitas lojas têm solicitado o CPF dos clientes para fazer orçamento e não só na hora da compra. Mesmo que o consumidor não leve o produto, as consultas ficam registradas por 90 dias, prejudicando a liberação do crédito.

Cerca de duas mil pessoas por mês que procuram o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em Belo Horizonte, estão tendo o crédito recusado, mesmo estando com as prestações em dia. Isso acontece porque muitos lojistas estão usando o CPF dos clientes de forma errada.

As consultas ao SPC e ao Serasa são feitas sempre que o cliente compra a prazo, mas algumas lojas estão passando o CPF do consumidor até para fazer orçamentos. Assim, mesmo que ele não leve o produto, as consultas ficam registradas por 90 dias e, na hora de fazer a análise para liberar o crédito, o lojista pode achar que o consumidor está comprando demais para o salário que ganha e não vai conseguir pagar. O resultado é o crediário negado.

Wanderley Barroso deixou a oficina onde trabalha fechada para ir à sede do SPC e tentar descobrir porque o parcelamento de uma compra foi negado em uma loja. “Só falaram que não conseguia o crédito e falou pra vir aqui”, conta. Vicente Ferreira também não está com o nome sujo, mas não conseguiu comprar a prazo.

“A partir do momento em que o consumidor não está inadimplente, ele tem todo o direito de comprar. Estas consultas servem apenas para critério de perfil, mas nunca como uma política de não concessão do crédito. A irregularidade é um pré-julgamento que prejudica o consumidor e que o código caracteriza como uma prática abusiva, sujeito à multa”, explica Marcelo Barbosa, coordenador do Procon-BH.

De acordo com o SPC e o Serasa, a restrição ao crédito é um critério de cada lojista e mesmo sem dever nada, o cliente precisa ir pessoalmente retirar o excesso de consultas do nome dele. “Assim que ele vier aqui, a gente pede um prazo de 48 horas para efetuar estas exclusões e ele já pode efetuar a compra”, afirma a advogada do SPC, Molise Andrade
JORNAL HOJE

Como saber se o nome está negativado no SPC e SERASA. Perguntas Frequentes

Postar um comentário

1 Comentários

  1. O consumidor deveria ter direito de acessar estas consultas, pois qualquer um sabendo seu cpf pode fazê-las. Nome da loja data e se a venda foi efetivada.

    ResponderExcluir

Connect With us