Conheça os perfis dos 43 vereadores eleitos para a Câmara

A Câmara Municipal de Salvador vai se renovar a partir do ano que vem. Dos 41 atuais vereadores, só 19 conseguiram se reeleger no domingo. Os outros 24 (a Casa ganhou duas cadeiras) são desconhecidos dos soteropolitanos. Ou muito conhecidos, só que por outros motivos.

É o caso do Soldado Prisco (PSDB), que acabou virando mártir da Polícia Militar após comandar duas grandes greves e acabar sendo expulso da PM e processado, acusado de ordenar atos de vandalismo.

Militante pelas causas animais, a advogada Ana Rita Tavares (PV) ficou conhecida por ser uma das responsáveis pela proibição de jegues na Lavagem do Bonfim. Também foi ela quem resgatou o cachorro Lobo, maltratado em Pau da Lima.

A nova Câmara vai ganhar dois veteranos. Um é o atual vice-prefeito Edvaldo Brito (PTB), que chegou a ser prefeito de Salvador em 1978 e agora vai ocupar uma cadeira bem mais modesta. Mas sua experiência é pouca perto do ‘vovô’ Waldir Pires (PT). Após ser ministro, governador e deputado federal, o político de 85 anos parece que vai encerrar sua carreira na  Câmara Municipal. Ou não. Quem duvida? 

No outro extremo, o vereador mais jovem será Duda Sanches (PSD), 22 anos e herdeiro político do deputado estadual Alan Sanches. E quem poderia esquecer de Hilton 50, da capital da resistência? O jingle grudento da campanha de 2010 deu certo e o candidato do Psol foi o segundo mais votado. Será o primeiro da história do partido a ocupar uma cadeira na Casa. 

Campeão de votos,  Carlos Muniz iniciou na política com derrota
Adicionar legenda

Na primeira vez em que se candidatou para vereador, em 2004, Carlos Muniz (PTN) sequer foi eleito. Na segunda, em 2008, teve uma votação modesta: 6.544 votos. Mas conseguiu uma cadeira na Câmara. Dessa vez, foi mais longe: conseguiu quase o triplo de eleitores (16.959) e foi o candidato mais bem votado de Salvador. E olhe que ele não é líder sindical, médico, nem militante por nenhuma causa.

A origem do campeão de votos está no bairro de Fazenda Grande do Retiro, mas foi no Barbalho, onde mora até hoje, que passou sua infância. Durante boa parte de sua vida profissional trabalhou como representante comercial de produtos na área de saúde, experiência que lhe permitiu conhecer bem a cidade. E foi aí também que achou sua bandeira política: a defesa da saúde.

Entre os seus projetos na Câmara, o vereador propõe o aumento de equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e a instalação de Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) em todos os postos de saúde do município. 

Muniz não tem nível superior, e atualmente atua como microempresário da área de alimentos. Por isso,  também levanta a bandeira da redução da carga tributária para garantir a sobrevivência das pequenas empresas. Na Câmara, ele é o  1º secretário da mesa diretora. Além de Muniz, o PTN reelegeu Alan Castro e Geraldo Júnior.

DO CORREIO
correio24horas.com.br
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR


Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us