Território da Chapada Diamantina realiza plenária do PPA em Seabra

Com a presença de representantes do poder público e da sociedade civil dos 24 municípios do Território de Identidade da Chapada Diamantina aconteceu no dia 14 de maio de 2011, no campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no município de Seabra, a 456 quilometros de Salvador, na região da Chapada Diamantina, mais uma plenária do Plano Plurianual Participativo (PPA-P 2012-2015).

O encontro, que reuniu prefeitos, vereadores, presidentes de associações comunitárias, de cooperativas, secretários estaduais e municipais, representantes do Território, entre outras lideranças regionais, contou com 221 participantes.

O diretor de Energia e representante do Secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, Gilson Moraes, ressaltou que o PPA é a oportunidade de todos os segmentos da sociedade conhecer e apresentar as suas proposições a respeito das deficiências de cada território, propondo o que melhor atende as comunidades nas áreas institucional, produtiva e socioeconômica. “Sentimos o dever de organizar e participar ativamente deste evento, sobretudo, considerando a importância de nossa atuação que abrange os setores de rodovias, comunicações e Energia”.

A representante do Secretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Wilson Brito, Maria Augusta da Luz, destacou que a Sedir concluiu obras importantes no Território, como a implantação de cisternas, fundamentais para as comunidades da zona rural. “Estamos implantando casas de farinha em municípios como Souto Soares, uma unidade de torrefação de café, em Seabra, e construindo sanitários domiciliares que atendem a centenas de famílias da zona rural”.

Segundo o gerente do Escritório Regional da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), no município de Seabra, Raimundo Teixeira, a Sedir por meio da CAR vem trabalhando nos municípios do Território implantando projetos de mecanização agrícola, barragens, casas de farinha, sanitários residenciais, reformas de casas e de torrefação de café.

- Estamos com cerca de R$ 2 milhões de investimentos em municípios como Boninal, Bonito, Ibitiara, Iraquara, Nova Redenção, Novo Horizonte, Souto Soares, Seabra, Utinga e Lençóis. Os convênios estão em andamento e algumas obras em fase de conclusão. A intenção da Sedir e da CAR é proporcionar uma melhoria de vida às comunidades rurais do Território, ampliando a oferta hídrica e gerando mais emprego e renda, disse.

Já nos municípios de Boninal, Ibitiara, Iraquara e Nova Redenção, a CAR implantou projetos de mecanização agrícola, dinamizando a atividade nesta região. Em Boninal, o governo vai trabalhar na recuperação da barragem local. Os municípios de Bonito e Utinga estão sendo beneficiados com as reformas de casas.

Participação popular

Para o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Utinga, Gastão Fraga, 48 anos, o PPA serve para a contribuir para o desenvolvimento do seu município, estado e país. “Vou para a sala de discussão sobre a agropecuária e vou pedir um pouco de assistência técnica e mais projetos no setor para a região. Também vou propor que o Estado recupere as estradas que ligam Utinga a Tapiramutá e Utinga a Morro do Chapéu, assim escoaremos melhor a produção local”, declara Fraga.

Mariele Caldas Souza, 25 anos, também não deixou de elogiar o PPA na região. Para ela, que é assistente social, o Plano Plurianual é um processo metodológico importante para sistematizar as ações na esfera estadual e de forma organizada e planejada. “É através do PPA que a gente tem condições de prevê a execução das ações e fazer uso consciente dos recursos humanos e financeiros disponíveis”, afirmou.

O PPA-P é uma estratégia utilizada pelo governo para aprearragem locsentar à sociedade suas diretrizes estratégicas e ouvir o que a sociedade tem a dizer, quais são as suas necessidades, seus problemas e suas sugestões. O PPA-P subsidiará a elaboração do Plano Plurianual. A participação popular será viabilizada pelo uso de diversos canais de atendimento para o cidadão contribuir com a construção do Plano Plurianual (PPA) 2012-2015.

O PPA é coordenado pela secretaria estadual do Planejamento (Seplan), com o apoio das secretarias das Relações Institucionais (Serin) e de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir). O evento, no território da Chapada Diamantina, foi organizado pelas secretarias estaduais do Meio Ambiente (Sema) e de Infraestrutura (Seinfra).

As plenárias do PPA tiveram início em 5 abril, a começar pelo território Portal do Sertão, em Feira de Santana. Os encontros prosseguem durante todo o mês de maio, atendendo os 26 Territórios de Identidade da Bahia, com encerramento em Salvador no próximo dia 27.
Tribuna da Bahia

Postar um comentário

0 Comentários

Connect With us