Anatel pode provocar apagão de 22 milhões de antenas parabólicas no país

Faixa de frequência para telefonia e banda larga afeta recepção via satélite, afirmam empresas. Agência Nacional de Telecomunicações decide encomendar testes antes de iniciar venda de licenças

Grandes redes de televisão afirmam que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) pode provocar um apagão de 22 milhões de antenas parabólicas residenciais espalhadas pelo país.

A agência vai autorizar o uso das frequências de 3,4 a 3,6 gigahertz (GHz) para oferta de banda larga e de telefonia fixa e celular pela tecnologia de transmissão sem fio Wimax. As parabólicas usam a faixa de frequência contígua, de 3,62 GHz a 3,8 GHz.

A Globo e a Record testaram os equipamentos e constataram interferência na recepção dos canais de TV pelas antenas parabólicas e nas transmissões entre as chamadas cabeças de rede e suas afiliadas e retransmissoras.

Ontem, depois de duas rodadas de negociações com as empresas, a Anatel decidiu encomendar testes de campo antes de publicar o edital de venda das licenças.

Segundo o conselheiro da Anatel Jarbas Valente, se forem confirmadas as queixas das emissoras, o governo vai buscar uma solução técnica antes de iniciar a licitação, que deve ocorrer neste ano.

Além das emissoras de TV, fabricantes de antenas parabólicas e empresas de telefonia alertaram a Anatel para o risco de apagão das parabólicas. Até deputados federais pressionaram a agência.

"A Anatel não pode impor uma medida a fórceps. Só queremos tempo para achar uma solução técnica que permita a convivência dos dois sistemas", diz Rogério Ferraz Camargo, presidente da Orbinova, fabricante de decodificadores para parabólicas.

O movimento começou no início de junho, quando a Anatel colocou a minuta do edital de licitação em consulta pública. A proposta prevê o uso de antenas Wimax com potência de 30 watts, que cobririam uma cidade média.

A tecnologia Wimax já é usada em pequena escala no país, com potência limitada a 2 watts. Radiodifusores dizem que enfrentam a interferência desses equipamentos e são obrigados a pôr filtros nas antenas retransmissoras.

HISTÓRIA POLÊMICA
A implantação da tecnologia Wimax tem um histórico de problemas. Em 2002, a Anatel fez uma licitação para uso da frequência de 3,5 GHz. Como a tecnologia ainda era incipiente, a procura foi pequena. Em 2005, a agência anunciou licitação para venda das sobras de frequências, que foi suspensa. No ano seguinte houve nova licitação, revogada pelo TCU (Tribunal de Contas da União).

O edital proposto agora pela Anatel prevê leilão de 565 lotes de frequências. Os vencedores teriam 24 meses para implantar o serviço nas cidades com mais de 100 mil habitantes e 60 meses para atender municípios entre 30 mil e 100 mil habitantes.

Para comprar uma SKYLIVRE DIGITAL clique aqui

Leia tambem:
SKY LIVRE: Antena Parabólica Turbinada da SKY sem Mensalidades.
Lista de Instaladores de Antenas SKY, OI, CLARO, VIVO, GVT e outros serviços
Antena para amplificar o sinal de celular em região com sinal fraco.
Salobro poderá ter sinal de celular da operadora vivo em breve.
Como habilitar sky sem mensalidades ou seja sky livre em todas Cidades do Brasil
Sky Livre: Onde Comprar, Como habilitar, Quanto Custa, tem mensalidades?.
Programa gerador de créditos grátis para celular da oi, tim, Vivo, telemig e Claro
Assistência Técnica Sky Livre - Rede Autorizada Sky
5000 Canais de TV Grátis em Seu computador.
Tarifa telefônica pode ser reduzida

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Aqui na minha residência só se assiste tv se for na parabólica, em quase toda a cidade é assim, e o que vai ser desse pessoal, vão ficar sem assistir a tv?

    ResponderExcluir
  2. Tá na hora da Anatel em vez de ficar licitando, fazer cumprir e fiscalizar os serviços prestados na área de telecomunicações sair do escritório e ir a campo.
    Acabar com radios piratas, fiscalizar os serviços maus prestados das operadoras.

    ResponderExcluir
  3. si as parabolicas ficares fora do ar qen vai sofre sem tv são os nordertinos que morram nas peqenas cidades que as tvs so fonciona com parabolicas zuza ok

    ResponderExcluir
  4. *PARABÓLICAS**** os comentários sobre as antenas parabólicas. Até para reclamar de uma coisa que é de utilidade púplica, é necessário ficar no anonimato? Assim As reclamações perdem o crédito; Sabíam? Reclamar daquilo que está nos prejudicando, ou vai nos prejuducar, é um direito nosso.

    ResponderExcluir
  5. ate que em fim uma noticia boa cai fora ese tau de parabolissstaaasss tira logo isso das casas parace mais uma navi nas casasss

    ResponderExcluir

Connect With us